
Na área de logística, os investimentos começaram com a ampliação e modernização do armazém frigorificado no Porto de Paranaguá, PR. Instalado na área de embarque, o novo armazém teve sua capacidade aumentada de 3.100 toneladas para 8.500 toneladas, o que representa um crescimento de 170%. Além disso, o local possui um sistema de refrigeração totalmente automatizado, cinco empilhadeiras elétricas climatizadas e um local específico para treinamentos e reuniões.
Esta obra vem possibilitando que a Sadia ganhe na velocidade de embarque das cargas frigorificadas, fato muito importante, já que concentra sua operação de exportação em Paranaguá pelo fato de 5 das suas 13 unidades estarem localizadas no estado paranaense. A empresa também mantém operações nos portos de Santos, SP, Rio de Janeiro, RJ, Rio Grande, RS, Itajaí, Imbituba e São Francisco, SC.
Ainda na esteira dos investimentos em logística, o Centro de Distribuição da empresa em Jundiaí, SP, após anos de obras, ganhou uma estrutura verticalizada. De acordo com a Sadia, com a ampliação, o CD que tinha capacidade para 11.000 posições paletes passou a estocar 24.000 posições. Além disso, o volume de produtos movimentados passou de 1.400 para 2.000 toneladas por dia.
O diretor de logística da empresa, Paulo Striker, afirma que a tecnologia empregada no CD visa aumentar a eficiência nos processos. Ele explica que a estrutura conta com sensores que verificam as condições do produto, câmara fria com temperatura constante, para onde são levados os produtos identificados e aprovados, e endereçamento automático, entre outros recursos tecnológicos.
Por fim, no último mês de maio tiveram início as obras de ampliação e modernização do CD de Manaus, que custarão cerca de R$ 10 milhões aos cofres da companhia. “Este CD vai atender aos estados do Amazonas e Roraima, integrando o transporte rodoviário ao fluvial da região. O empreendimento estará capacitado para atender à projeção de crescimento local de vendas nos próximos dez anos”, afirma Striker.
O diretor de logística conta que as obras vão dobrar a capacidade de estocagem de 600 para 1.300 posições paletes, além de triplicar o potencial de expedição do novo prédio, que irá gerar cerca de 80 empregos diretos e 60 indiretos e será destinado, principalmente, ao mercado interno. Além do Centro Logístico de Manaus, a Sadia possui, ainda, CDs em Porto Alegre, RS, Curitiba, PR, Duque de Caxias, RJ, Uberlândia, MG, Várzea Grande, MT, Jundiaí, SP, Salvador, BA, e Recife, PE.
A empresa conta com todos estes investimentos mais a ampliação do portfólio de produtos para atingir um crescimento entre 12% e 14% nas vendas físicas totais neste ano. Além disso, tem como objetivo minimizar o risco de suas operações, ganhando em agilidade e produtividade na distribuição dos cerca de 680 itens que são levados para mais de 300 mil pontos-de-venda no país. Já para o mercado externo, a Sadia exporta cerca de mil produtos para mais de 100 países.
Fonte: Portal LogWeb
http://www.revistaportuaria.com.br/novo/?home=noticias&n=Czqqd&t=sadia-investe-pesado-logistica
Nenhum comentário:
Postar um comentário